TCM – alguns benefícios

Com uma cadeia química menor, os TCM são absorvidos e metabolizados de maneira rápida pelo organismo, constituindo-se numa poderosa fonte de energia para os nossos órgãos e músculos. Ao contrário de outras gorduras, não ficam armazenadas em nosso corpo. Ou seja, a utilização deles é plena, proporcionando vários ganhos para a nossa saúde. Leia abaixo.

  • Controle do apetite

Estudos tem demonstrado que o TCM ajuda na diminuição do apetite. Inclusive, limitando a necessidade de ingestão de alimentos com teores elevados de gorduras e calóricos.

  • Diabetes

Pessoas diabéticas ou que têm tendência à essa doença, podem ser auxiliadas pelo consumo do TCM. Isso porque os Triglicerídeos de Cadeia Média tem propriedades que contribuem para que o índice glicêmico no sangue seja reduzido.

  • Dietas de emagrecimento

Aqui entram alguns fatores importantes e favoráveis para que ele colabore e se torne um grande parceiro para quem busca redução de peso. O primeiro é que ele é menos calórico que outros tipos de gorduras; o segundo, não são rapidamente utilizados e pouco se acumulam no organismo; o terceiro, é termogênico, isto é, contribui para a queima de gorduras corporais.

  • Sistema cardiovascular

Auxiliam no controle do colesterol, aumentando o HDL (bom) e diminuindo o LDL (ruim). É também anticoagulante e antioxidante. Dentre os efeitos positivos que podem ocasionar também está a prevenção de aterosclerose, que é o acúmulo de gorduras dentro das artérias, aumentando as chances de que o fluxo sanguíneo seja interrompido para demais partes do corpo, ocasionando AVCs e ataques cardíacos.

  • Imunidade e intestino

O fortalecimento da imunidade recebe grande ajuda do TCM. Sua ingestão contribui para o combate de micro-organismos nocivos e no tratamento de doenças inflamatórias do intestino como a Síndrome do Intestino Irritável e de Crohn.

  • Cérebro

Pesquisas científicas comprovam que o uso diário do TCM auxilia tanto na prevenção de doenças degenerativas cerebrais, quanto no tratamento das mesmas. Além disso, suas propriedades fornecem energia para que esse órgão funcione melhor, inclusive mantendo saudáveis neurônios e as funções nervosas.

  • Fonte de energia

De maneira impressionante, os TCM liberam o dobro de energia que outros carboidratos. Além disso, possuem propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e ajudando para que gorduras localizadas sejam eliminadas mais facilmente. É uma privilegiada fonte de energia para os treinos e demais atividades físicas (ou não) do nosso dia a dia.

Vai um pouco de TCM aí?