7 benefícios do óleo de coco

1) Óleo de coco contém ácidos graxos medicinais

O óleo de coco é uma das fontes mais ricas de gordura saturada conhecida pelo homem, com quase 90% de ácidos graxos. No entanto, pesquisas mostram que as gorduras saturadas presentes nele fazem bem ao nosso organismo.

Não contém gorduras saturadas médias. Mas Triglicerídeos de Cadeia Média (TCMs) – que são ácidos graxos de comprimento médio.

Eles vão direto para o fígado, onde são usados como uma fonte rápida de energia ou transformados, podendo ter efeitos terapêuticos sobre distúrbios cerebrais como epilepsia e Alzheimer, por exemplo. Além de muitas outras ações.

2) Queima de gorduras

Os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCMs) do óleo de coco podem ajudar na queima de calorias e na perda de peso, em comparação com a mesma quantidade de outras gorduras. Estudos apontam que, percentualmente, esse gasto pode aumentar em até 5%. O que representa algo em torno de 120 calorias a menos por dia.

3) Ação contra bactéria, vírus e fungos

Quase 50% dos ácidos graxos do óleo de coco é o ácido láurico que, quando digerido, forma uma substância chamada monolaurina. Tanto o láurico quanto a monolaurina podem matar agentes patogênicos nocivos como bactérias, vírus e fungos. Dentre esses, o Staphylococcus Aureus e a  Candida Albicans, bactérias causadoras de infecções.

4) Sensação de saciedade e perda de peso

A metabolização dos ácidos graxos do óleo de coco, contribui para aumentar a sensação de saciedade. Isso pode representar a ingestão de menos 250 calorias ao dia. Pesquisas ainda revelaram que, ao se ingerir TCMs no café da manhã, naturalmente se come menos durante o almoço. Esse e outros fatores colaboram para a redução de peso, das gorduras abdominais e as acumuladas em torno dos órgãos internos, associadas ao surgimento de várias doenças.

5) Saúde cardíaca

As gorduras saturadas no óleo de coco podem aumentar o bom colesterol (HDL), mas também ajudar a converter o colesterol ruim (LDL) em uma forma menos nociva. Atua ainda nos níveis do colesterol total. O óleo de coco também pode melhorar outros fatores de risco e, portanto, proteger contra doenças cardíacas.

6) Proteção capilar e hidratação da pele

O óleo de coco tem atuação na estética. Estudos comprovaram que o mesmo pode melhorar o teor de umidade e gordura da pele. Protege ainda os cabelos e funciona também como filtro solar, bloqueando até 20% dos raios ultravioletas do sol. Bochechos diários com óleo de coco, ajuda a matar bactérias, melhorar a saúde dos dentes e combater o mau hálito.

7) Saúde cerebral

Pesquisas demonstraram que os ácidos graxos do óleo de coco podem aumentar os níveis sanguíneos das cetonas, que fornecem energia para as células cerebrais. Colaborando para manter o orgão saudável e ajudando pessoas com doenças degenerativas como com Alzheimer.